1997-2017, 20 anos a desenhar websites

  • 0

1997-2017, 20 anos a desenhar websites

Category:Notícias

E vão 20 anos!

A Contacto Visual foi criada em 1997, em Viana do Castelo.

Em puro HTML, nessa altura contávamos as páginas, porque cada página era um ficheiro HTML. Fazia-se um website com 6 a 10 páginas/ficheiros e algumas imagens, poucas e pequenas para poupar largura de banda. Por razões históricas, mantemos um website feito nessa altura com as mesmas características de então: Viana do Castelo online. Hoje um site pode  ter milhares de ficheiros, e não há limite de páginas. Ligados a bases de dados, e a outros servidores remotos, a diferença é descomunal. 20 anos!

Recuando um pouco, ao início dos anos 90, dava os primeiros passos com a Compuserve, e depois as experiências com BBSs da FirstClass. Usamos modems de 28.8k e depois de 56k, e a contar o tempo, que as ligações eram caras. O computador era o Macintosh SE, com ecrã de 640×480 pixels. Uahu! Quando criamos a Contacto Visual em 1997 já usava um PowerMacintosh 8600, 4GB de HD e com um monitor de 16″. Hoje trabalho num iMac Retina 5k, 27″ (5120 x 2880 pixels). 20 anos!

Mas o importante é o trabalho desenvolvido, a inovação, a dedicação, os clientes, vários deles que nos acompanharam desde esses tempos.

Em 3 vertentes: CD-Roms, Panoramas e Visitas Virtuais, Websites.

Os primeiros 8 anos foram mais dedicados ao CD-Rom.

Foram muitos os titulos editados, alguns de produção própria, outros por encomenda, com destaque para os do EURES/IEFP (10 títulos) e o colecionável da Informática para Todos (International Master Publishers, 90 CDs). Mas os CD-Roms cairam em desuso com o aumento de velocidade e qualidade da internet, hoje omnipresente e a enorme vantagem de se poder atualizar conteúdos, algo impossível num CD-Rom. E muitos PCs já nem têm leitor de CDs (como é o caso daquele que eu uso agora). Ver Portfolio CD-Roms.

Nos panoramas o Google StreetView popularizou e universalizou esse tipo de imagens. Mas nós podemos criar visitas virtuais personalizadas, mostrar interiores, mostrar quintas ou hotéis, permitir passear nos seus espaços, identificá-los,  e com qualidade excelente. Ver Portfolio Visitas Virtuais.

Temos então os websites, que nos ocupa agora o tempo todo, e que evolui a uma velocidade estonteante. E entre muitos outros aspetos, o acesso pelos dispositivos móveis trouxe novos desafios para quem desenvolve sites, mecanismos de vendas e pagamentos online, reservas em hotéis, e gestão de vendas, produtos e serviços. E assim estámos passados 20 anos. Enfrentando desafios.

Para aqueles que ao longo destes 20 anos da Contacto Visual colaboraram e ajudaram a construir esta marca, o Luis Oliveira, meu sócio e amigo sem o qual a empresa não teria sido possível, Miguel Taxa, Ricardo Terleira, Miguel Linhares, António Vasconcelos, António Miranda, Marta Pinto, Frederico Veríssimo, Nuno Fortes, Angela Soeiro, David Soares, e claro, Vitor Lemos,  e para todos os meus clientes que nos acompanham, que confiam na Contacto Visual, um grande obrigado.

Nelson Gonçalves / Contacto Visual

Partilhar

Leave a Reply

Eu aceito a Política de Privacidade

Destaques